quinta-feira, 27 de junho de 2013

O patológico e o necessário

Hoje passei por mais uma consulta no ambulatório de transgêneros. Fui atendida por uma médica bastante simpática e firme nas suas colocações, nos apresentamos, eu passei meu quadro atual de medicações. Ela me fez perguntas sobre a minha "descoberta transgênera", e me lembrei de coisas das quais nem fazia ideia.

Os exames anteriores que eu havia feito, cujos resultados inclusive havia postado aqui, foram interpretados pela médica, que me acalmou dizendo que não eram preocupantes, e sim efeito dos estabilizadores de humor que tomo. A única exceção é a tireoide, essa sim num nível preocupante, com indicação de hipotireoidismo.

Farei novos exames e volto depois para ver os resultados.

Muito interessante foi um dos temas da conversa que tive com a médica: a chamada avaliação psicológica requerida pelo CRT. Sim, a que dá o diagnóstico de transexualismo. Muito leio e ouço sobre a campanha pela despatologização do transgênero, mas algo que a médica me disse hoje faz muito sentido: se o código F64 deixar de existir, deixa de existir também a obrigação de custeio de hormonoterapia e redesignação sexual pelo Estado. Ora, o SUS vai tratar o que não é doença?

Neste momento fiquei sem argumento. E voltei para casa pensando no embate entre despatologização e welfare. Será mesmo que ter um mínimo de dignidade é se sujeitar a ser "mentalmente desequilibrad@"? Despatologizar a transexualidade automaticamente vai torná-la um capricho? Questionamentos para os quais ainda não tenho resposta.

E fazendo aquele public service.... Se você, trans, que mora em São Paulo ou redondezas, precisa de acompanhamento em sua transição, procure o ambulatório de travestis e transexuais do CRT, que presta atendimento gratuito na área, como endocrinologia, distribuição de hormônios, fonoaudiologia, psicologia, e atualmente contam também com uma advogada que auxilia no processo de mudança de nome. Atendem super bem, mas as vagas são suuuuuuuuuuuuper concorridas. O endereço é:

Rua Santa Cruz, 81 - Vila Mariana
próximo ao metrô Santa Cruz
Telefone: (11) 5087-9911

Nenhum comentário: