terça-feira, 17 de setembro de 2013

Por um atendimento de saúde digno

Íntegra da ficha de reclamação que entreguei na ouvidoria da Santa Casa ontem (os trechos cobertos contêm dados pessoais).

Relato as frequentes situações de constrangimento pelas quais passo em meus atendimentos na Santa Casa de São Paulo, e que creio, devem ser objeto de providência.

Desde junho de 2012, passo por atendimento no Centro de Atenção Integral à Saúde Mental (CAISM) e desde dezembro do mesmo ano, solicitei, com anuência da médica assistente, a inclusão do nome social MARINA...

Nos atendimentos posteriores, a referida médica assistente, os que se seguiram e os funcionários do CAISM sempre me tratavam por Marina, porém as fichas de atendimento indicavam no campo "nome social" apenas MARINA, sem os sobrenomes como pedido. Não sei se isso foi falha no sistema ou má-fé.

Situação pior é a que passo quando necessito de atendimento nas unidades centrais da Santa Casa, como o Conde de Lara, o Pronto-Socorro Central ou o laboratório. Nunca algum médico prestou atenção no campo "nome social" ali preenchido e mesmo informando aos atendentes da triagem no laboratório sobre o nome social, tal informação é sempre ignorada e meu nome civil é gritado em alto e bom som, causando desconforto desnecessário.

Recomendo que seja conscientizado aos médicos e funcionários que prestam serviço a essa importante instituição de saúde da cidade de São Paulo acerca do respeito aos (ainda poucos, mas existentes) direitos básicos das pessoas transgêneras às saúde integral, como parte das políticas públicas a respeito, independentemente de quaisquer influências religiosas, uma vez que o recurso público deve ser usufruído por toda a sociedade.


Qualquer um que tenha sofrido ataques à sua individualidade, tratamento desrespeitoso, ou que queira sugerir um atendimento mais humano nas instituições públicas de saúde deve usar a melhor arma existente: a nossa voz. Procure a ouvidoria de saúde do posto, ou da secretaria de saúde do município ou do Estado. No caso da Santa Casa, a ouvidoria fica no Ambulatório Conde de Lara, no subsolo, no balcão do SAC.

Nenhum comentário: