sábado, 29 de março de 2014

#NãoMereçoSerEstuprada

Pesquisa realizada pelo IPEA revelou dados revoltantes sobre o apoio da população brasileira à "cultura do estupro", típica de uma sociedade que insiste em tirar os nossos direitos personalíssimos ao próprio corpo.

58,5% dos entrevistados concordam ao menos parcialmente que "Se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros".

Mais revoltante: 65,1% concordam ao menos parcialmente que "Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas".

Em outras palavras, a população brasileira legitima o discurso falocêntrico de que a mulher tem culpa por ser estuprada. O homem simplesmente não tem controle sobre os próprios instintos. Está instaurada a cultura do estupro e da violência de gênero.

Não vamos deixar que esse absurdo se perpetue. Pelo bem de todas as mulheres. Todas!


Atualização: o IPEA soltou uma "nota de correção" e disse que os 65% não se referiam à mulher que merece ser estuprada. O número correto seria 26%. Os 65% se referem aos que concordam ao menos parcialmente que "Mulher que apanha e continua com o marido gosta de apanhar". Ou seja, trocaram seis por meia dúzia.

Nenhum comentário: